Notícias

Novas turmas no MSGL do Colégio Jean Piaget

A nova turma do 7° ano do Middle School Global Leaders (MSGL) do Colégio Jean Piaget (Santos, SP) tem aulas com a professora Jane Webster. Eles estão iniciando um ano de experiências, aprendizado e diversão em um ambiente de imersão na língua inglesa e discutindo temas globais e locais.

“O programa, em parceria com a University of Missouri e HSE, trabalha os problemas mundiais definidos pela ONU (meio ambiente, saúde, direitos humanos, entre outros), propondo soluções para melhorar o mundo em que vivemos. Isto, através da abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), o que enriquece muito o conteúdo das aulas,” disse Graciela Turco, Coordenadora no Jean Piaget.

A turma do 8º ano do MSGL, com o professor Talmadge Anderson, reflete este ano sobre soluções para promover as mudanças que desejam ver no mundo.

“Trabalho em grupo, leitura, pesquisa e muita reflexão fazem parte do programa. Os alunos gostaram da proposta e fazem o seu melhor a cada aula”, conclui Graciela.

Alunos do 7° ano do MSGL do Colégio Jean Piaget
Alunos do 8° ano do MSGL no Colégio Jean Piaget

Exposição de fotos do MSGL no Da Vinci: “Somos todos iguais?”

Os conceitos de Direitos Humanos são discutidos na primeira unidade do programa Middle School Global Leaders do Centro Educacional Leonardo da Vinci (Vitória, ES). Com o auxílio do professor Mr. Kieron Jones, os alunos do 8° ano debateram o significado do ser humano para chegarem à reflexão e à definição de Direitos Humanos.

O resultado foi o projeto “Inside Out”, inspirado no trabalho homônimo do artista francês JR no qual os alunos fotografaram diferentes pessoas. Cada foto contém um texto sobre como cada uma dessas pessoas podem ser agentes de mudança em suas comunidades.

“Just like JR, we wanted to mix pictures of our local community (ourselves) with different faces from around the world to provoke discussion on what it means to be ‘equal’ and ‘free’”, disse Mr. Jones.

As fotos estão expostas no corredor do Da Vinci para estimular a reflexão: “Somos todos iguais?”

“As the great Shakespeare once said, “All the world’s a stage, and all the men and women merely players”, concluiu Mr. Jones.

Alunos do High School na FourC participam de Simulação da ONU em Nova Iorque

Foi bastante tempo de preparação até o momento que os alunos da FourC Bilingual School (Bauru, SP) embarcassem para Nova Iorque para a simulação da Conferência da ONU, a UN Model 2018. No evento, que aconteceu em fevereiro de 2018, os alunos participaram de palestras, representaram um país, interagiram com alunos de diversas nacionalidades e desempenharam o papel de verdadeiros delegados da ONU.

“A Simulação da ONU é um programa de Formação de Líderes. Este ano fomos com 8 alunos, sendo 7 do High School, e representamos as Ilhas Fiji. Durante a preparação, trabalhamos habilidades de negociação, oratória e resolução de problemas. Tivemos palestras com a Coordenadora de Relações Internacionais da USC e com o Luizio Rocha, que faz parte do Comitê da Juventude de Mudanças Climáticas da ONU.

Nosso alunos puderam conhecer alunos de mais de 70 países e trocar ideias, debater e chegar a resoluções aos problemas apresentados,” relatou Roberta Mayumi, Coordenadora do High School na FourC.

“Durante a preparação, nossos professores deram apoio às pesquisas e os alunos terminaram os Position Papers na férias. Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto na parte acadêmica quanto em relação ao conhecimento de mundo e empatia, colocar-se no lugar do outro e desenvolver a liderança,” concluiu Roberta.

Alunos da FourC selecionados para a Conferência
Representando as Ilhas Fiji
Alunos na NHS, em Nova York.
Um passeio pela cidade de Nova Iorque: alunos e Roberta Mayumi
Alunos da FourC na Conferência
Alunos e Roberta Mayumi
Alunos e Roberta Mayumi
Debate e interação com alunos de outras nacionalidades
Trabalho em equipe

Início das aulas do Middle School e High School no Da Vinci

As aulas começaram com novidades no Centro Educacional Leonardo da Vinci (Vitória, ES). A partir de 2018, o Programa Middle School também é uma oportunidade para os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, com o projeto “Voices”, cujo objetivo é a expressão e valorização da voz em diferentes contextos. Para os alunos do 7° ano, as aulas são direcionadas para a discussão de temas da agenda da ONU como o meio ambiente; e para os alunos do 8° ano, os projetos abordam conceitos de direitos humanos.

“Muitas serão as oportunidades para desenvolver pensamento crítico, habilidades de trabalho em equipe e a comunicação de ideias e propostas em Inglês,” disse o Coordenador Cristiano Carvalho.

As aulas inaugurais do High School para os Freshmen (calouros) contaram com a participação de alunos recém-formados no programa: Leslie Nounis, Thomas Moscon e Lucas Aragão. Lembraram de como iniciaram, suas expectativas e angústias, mostraram o primeiro discurso gravado no 9º ano, e relataram como aplicaram em suas vidas acadêmicas a grande ampliação cultural proporcionada pelo High School. E aproveitaram o momento para dar dicas em relação aos momentos de pico de estudo e provas e à organização necessária para ter sucesso no programa.

“Foi um momento rico e inspirador para quem começa um novo ciclo vinda de três alunos que trilharam um caminho de grande e constante investimento em suas vidas acadêmicas,” concluiu Cristiano.

Middle School no Da Vinci
Middle School
High School
High School: discurso gravado no 9° ano
Alunos do High School: formandos e Freshmen

Alunos do High School são admitidos em cursos de graduação na Mizzou

Após anos de estudo e dedicação para concluir o Ensino Médio Brasileiro e o Americano simultaneamente, 9 alunos brasileiros foram admitidos em diferentes cursos de graduação na University of Missouri nesta temporada.

Todos os alunos passaram pelo processo seletivo da instituição e obtiveram sucesso após a avaliação não só das notas presentes no histórico escolar de ambos os currículos, mas também da performance acadêmica elevada. Trabalho voluntário, participação em comitês e olimpíadas estudantis são grande aliados para aumentar a chance na admissão em renomadas universidades fora do país.

“I am pleased to say that each of these students have earned the $5,000 per year MizzouDirect award and three are also being considered for other scholarships. We hope to see them all on campus in August!”, disse Ryan Griffin, Diretor de Admissões Internacionais na University of Missouri.

Veja alguns dos alunos selecionados:

  • Lucas Rodrigues da Cunha Britto, do Liceu Albert Sabin (Ribeirão Preto, SP), Business
  • Ana Carolina Hosimi, Colégio Portal Anglo de Limeira (Limeira, SP), Journalism
  • Isabela Elias Ferraz, Colégio Uirapuru (Sorocaba, SP), Economics
  • Ana Clara Eloi Plácido, Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (Brasília, DF), Nutritional Sciences
  • João Vitor Cavalcanti, Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Engineering

Cristiano Carvalho, Coordenador do Middle School e High School no Centro Educacional Leonardo Da Vinci (Vitória, ES), comentou sobre a dedicação do aluno João Vitor Cavalcanti: “João sempre foi um aluno focado nos estudos, com notas entre as melhores da turma. Além disso, participou de projetos voluntários na escola, fez viagem à Mizzou (2016 Summer Camp) e foi selecionado para integrar o grupo de 2016 na viagem à NASA. Participou de várias Olimpíadas. Além de estar participando de processos seletivos no exterior, foi aprovado em 1° lugar em Engenharia Mecânica na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).”

Middle School e High School no Colégio Agostiniano São José do Rio Preto

“Iniciamos as aulas de High School e Middle School, Grades 7 e 8, na primeira semana de fevereiro. Tem sido um mês incrível! Os alunos estão muito felizes, pois já perceberam que o curso é muito especial. A participação deles têm melhorado a cada aula. E nossas professoras garantem que eles estão fazendo muito mais do que falar em inglês, estão aprendendo a pensar em outro idioma. Seguimos dando os primeiros passos nos Programas e curtindo cada nova atividade, cada momento, cada lição. Eu, mesmo fora da aula, estou aprendendo tudo junto deles! Tem sido grande experiência”, relatou Viviane Reis, Coordenadora no Colégio Agostiniano São José (São José do Rio Preto, SP).

Os alunos e professores do Middle School e High School no Colégio ainda comemoraram o Valentine’s Day em 14 de fevereiro com a distribuição de mensagens e bolo temático.

Decoração especial na Welcome Party
Alunos do Middle School tiram foto com a flâmula da University of Missouri
Alunos do High School com a flâmula da University of Missouri
Hora do lanche no Dia dos Namorados
Valentine’s Day
Valentine’s Day com bolo decorado
Happy Valentine’s Day
Aluno exibe os corações com mensagens de carinho
Peter e Bruno mostram as mensagens recebidas
Mesa decorada para o Valentine’s Day

Alunos internacionais como Monitores na University of Missouri

Ryan Griffin, Diretor de Admissões Internacionais na University of Missouri (Columbia, MO), finalizou o processo seletivo para compor a sua equipe em 2018. Os 9 alunos internacionais selecionados vêm do Panamá, China, Malásia, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Oman e Brasil.

O brasileiro Marco Storel foi aluno do Programa High School no Colégio Singular (Santo André, SP) e estuda Jornalismo na Mizzou. Os monitores são alunos que falam outros idiomas além do inglês e conhecem aspectos importantes da universidade para que possam auxiliar os alunos internacionais com os cursos oferecidos, a vida universitária no campus, os clubes estudantis, entre outros.

“Eles estão prontos para falar com os alunos e os ajudar a se tornar um Tiger (referência ao Truman, mascote da University of Missouri),” disse Mr. Griffin.

Conheça toda a equipe em https://admissions.missouri.edu/int-reps/

Marco Storel, aluno do curso de Jornalismo na University of Missouri

High School no Colégio Santo Agostinho – Novo Leblon

O início das aulas de High School no Colégio Santo Agostinho (Rio de Janeiro, RJ) foi animado. Os alunos estavam interessados e curiosos sobre as disciplinas do primeiro ano do programa. Após as apresentações das diretrizes do High School, o grupo posou para fotos, usando os adereços da University of Missouri.

O aluno Vinicius Reis relatou após as primeiras aulas: “A experiência tem sido ótima. Os professores apresentam as matérias de uma maneira que todos conseguem interagir. Quando eu entrei, minhas expectativas estavam bem altas e, agora que tivemos três aulas, posso dizer que não me decepcionei; muito pelo contrário, me surpreendi. Enfim, gostaria de dizer que o Colégio acertou em cheio nessa!”

“Observar o interesse dos alunos e sua capacidade de se expressar em inglês tem sido incrivelmente regozijante. Estou ansioso para ver o progresso desses alunos ao longo do ano,” comentou Mr. Kevin Tate.

Depois da primeira semana de aula, o entusiasmo dos alunos era ainda maior. “Estou adorando o High School. Amei os professores e achei a dinâmica diferente da aula – o fato de estarmos em círculo, dando mais voz para todos. As matérias parecem ser, além de importantes, interessantes e divertidas. Além disso, o material didático é maravilhoso e eu adorei o fato de termos nosso próprio computador em sala. Resumindo, o High School está sendo uma experiência incrível e superou minhas expectativas”, disse a aluna Maria Luiza Campos.

“O High School tem sido uma experiência única: um currículo extremamente rico e relevante, aliado a aulas dinâmicas e provocadoras, as quais favorecem a reflexão e o uso significativo da língua estrangeira”, concluiu Edson Souza, Coordenador do High School no Colégio Santo Agostinho – Novo Leblon.

Animação dos alunos do High School do Agostiniano – Novo Leblon
Alunos do High School do Agostiniano – Novo Leblon com os adereços da University of Missouri
Mr. Kevin Tate, Edson Souza e alunos do High School do Agostiniano – Novo Leblon

Homecoming at USchool Uirapuru

Em 02 de fevereiro, 50 alunos do Middle School e High School do USchool no Colégio Uirapuru (Sorocaba, SP) participaram do evento de boas-vindas no Complexo Esportivo, com atividades de integração entre os alunos e a equipe de professores e coordenadores.

Durante a tarde, os alunos participaram de atividades típicas como Flag Football, Rush Hour e arremesso à cesta. Todas as dinâmicas aconteceram com orientações na Língua Inglesa. Ao final, um lanche ao estilo americano para celebrar o início das aulas.

Atividades esportivas com os alunos do USchool Uirapuru
Flag Football com os alunos do USchool Uirapuru
Flag Football
Flag Football
Integração dos alunos do High School com a Coordenadora Renata Vacari
Alunos do Middle School com a professora Amanda
Arremesso à cesta
Rush Hour
Arremesso à cesta
Rush Hour
Rush Hour
Rush Hour
Arremesso à cesta
Hora do lanche com hot dog e hambúrguer

Welcome party no Anglo Cassiano Ricardo

Tradicionalmente, os alunos do High School no Cassiano Ricardo (São José dos Campos, SP) são recebidos com festa no primeiro dia de aula. Os professores preparam aulas dinâmicas e interativas para conhecer os novos alunos e celebrarem o retorno das aulas com os alunos veteranos. Os Sophomores receberam os Freshmen com uma recepção calorosa e especial. Comida, música e decoração da Mizzou fizeram a temática da abertura.

“O primeiro dia é como a primeira a impressão; é o que fica! Carinho, festa, companhia, diversão e aprendizado fazem parte do nosso High School, e é como queremos que os alunos vivenciem essa experiência.” Coordenadora Denise Ormond.

Alegria e descontração na primeira aula
Alunas Seniors divertem-se com os acessórios
Professor Todd e os alunos no último ano do High School
Professor Shea, Coordenadora Denise e Professor Todd
Seniors e Truman, o mascote
Conhecendo os Freshmen
Dinâmica com os Sophomores
Freshmen

Diversão com o Truman
Professor Todd e Professor Shea